O que é o Budismo?

Antes de tentarmos entender os ensinamentos de Buda, é importante que conheçamos o que é o Budismo, seu significado, sua história e seus símbolos.

O que é o Budismo?

Muito se discute sobre o que é o Budismo. E infelizmente há muito conhecimento errado em todos os lados, levando o leigo possuir um entendimento errado sobre o mesmo.

O nome Budismo vem da palavra “budhi” que significa “despertar”, a filosofia do budismo tem origem com Sidarta Gautama o Buda, que atingiu a iluminação com 35 anos há mais de 2000 mil anos atrás e já possui mais de 300 milhões de seguidores em todo o mundo.

Antigamente o Budismo se restringia à Asia, porém com a globalização, vem ganhando cada vez mais seguidores em todo o mundo, inclusive no Brasil, que já possui mais de 250 mil seguidores.

O que é o budismo

É importante destacar que o Budismo não é uma religião, na verdade se identifica mais com uma filosofia de vida.

Filosofia significa amor e sabedoria, ambas descrevendo perfeitamente o significado geral do Budismo, visto que um dos ensinamentos centrais é de que devemos desenvolver nossa capacidade intelectual, para que seja possível entender os fatores externos e internos claramente.

Ensina também que devemos desenvolver o amor e a compaixão, para que possamos ser verdadeiramente bons a todos os seres sencientes.

Segundo a Significados:

Budismo é uma religião e filosofia orientais, fundada por Sidarta Gautama, o Buda. A filosofia budista é guiada pelos ensinamentos de Buda, e acredita que o caminho para a libertação está na consciência que pode ser alcançada por práticas e crenças espirituais, como a meditação e o yoga.

Além do o que é o budismo: Budistas acreditam que buda foi um deus?

Não. Ele não foi.

Ele nunca afirmou que foi um Deus, filho de um Deus, ou menos um mensageiro de Deus.

Ele foi apenas um Ser humanos que alcançou a iluminação, através da compaixão e da dedicação aos estudo do Darma. Iluminação essa disponível a todos os seres humanos.

Os budistas adoram a imagem de Buda, simplesmente porque admiram quem ele foi, é uma forma de respeito e de lembrar a si próprio que a iluminação é possível e está presente em cada um dos seres humanos que habitam a terra hoje.

A estatua de Buda com suas mãos levemente descansando em seu colo e seu sorriso cheio de compaixão, nos lembra de desenvolver compaixão, amor e paciência com entre quem nos relacionamos.

oqueebudismo

Fonte: Reprodução

Budismo é uma religião?

Porque no Budismo não se inclui a ideia de se adorar um Deus, muitas pessoas não enxergam o mesmo como um tipo de religião, pelo menos não como as outras que podem sem encontradas em nosso país.

Então antes que voltemos a pergunta sobre o que é o budismo, é importante entendermos que o budismo é direto e prático, com idéias como:

  • Nada é permanente
  • Ações tem consequência
  • Mudar é possível

Então podemos entender que o budismo se dirige a todas as pessoas, independente de raça, nacionalidade, casta, sexualidade ou gênero.

É através de seus ensinamentos que as pessoas podem aprender métodos e compreender como transformar suas experiências e ser responsáveis pelos caminhos da sua vida.

Então qual o objetivo do Budismo?

O objetivo do budismo é alcançar um estado de felicidade permanente, conhecida como iluminação.

Para alcançar a iluminação, o budismo aflora entendimentos em que se chega a compreensão da impermanência das coisas no mundo. Que nada é imutavél. Trazendo nossa mente para realidade, aonde é possível compreender a lei da causa e do efeito.

Essas práticas são feitas através da meditação e do exercício diário da compaixão. Não é algo que se desenvolva da noite para o dia, sendo necessário muito esforço e paciência por parte do praticante.

Porém, mesmo que seja difícil, nunca é impossível.

Essa compreensão está presente em dentro de todos nós. É o Buda que existe em cada ser senciente do universo. Cabe a cada um de nós decidirmos aqui e agora, se queremos nos tornar melhores pessoas nos anos que se seguem.

Os valores permanentes e a impermanência do Mundo

Se pararmos para prestar atenção, podemos entender que tudo no mundo exterior está mudando. Rápido como o fogo ou devagar como uma montanha. Mas sempre mudando.

Nossos pensamentos e sentimentos também são assim, quanto mais entendermos que tudo é impermanente e depende de milhares de condições para ocorrer ou não, melhor viveremos nossa vida e mais felizes ficaremos.

Se tudo vem e vai, o que realmente fica? De acordo com o entendimento budista, a única coisa que podemos sempre manter é a presença (Tradução livre de Awareness, que não possui um tradução especifica) em tudo que acontece ao nosso redor e dentro de nós.

Reconhecer esta presença, é o objetivo final.

Nota final sobre o que é budismo:

Muito do que foi dito aqui, é do meu pensamento e diversas traduções em sites que se encontra no final da página, é um apanhado geral sobre o que é o budismo.

Provavelmente muito não se encontra com a realidade. Seja a minha, a sua ou a do budismo como um geral.

Este é apenas um guia, ou melhor, um caminho para começar-se a entender o que é o budismo e qual o seu objetivo.

Se algo que foi dito aqui, fez algum sentindo para você. Recomendo a leitura do livro: Budismo com Atitude do Allan Wallace

o-que-e-o-budismo

 

Fontes:

https://www.diamondway-buddhism.org/buddhism/

http://www.buddhanet.net/e-learning/qanda01.htm

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *